Também conhecido como Sanda (散打), o Boxe Chinês é uma modalidade de luta esportiva que se baseia nas artes marciais chinesas, como o Kung Fu.
Semelhante a outras modalidades de luta bastante conhecidas, como o Kickboxing, o Muay Thai e o Full Contact, as técnicas do Boxe Chinês consistem em chutes e socos, com um diferencial de ter como aspecto principal também as técnicas de projeções e quedas, presentes nas artes marciais chinesas em geral e também em artes marciais de outros países, como o Judô e o Jiu-Jitsu, originários do Japão.
Em nossa escola, o Sanda (Boxe Chinês) é praticado como a aplicação em luta esportiva do Kung Fu, nas próprias aulas, e ainda como uma modalidade individual, dando oportunidade ao praticante de ter um treinamento completo dentro da arte marcial e ainda poder desenvolver o lado competitivo para lutar na regra de Sanda (Boxe Chinês) ou até em outras regras de luta.
Sobre as aulas de Sanda (Boxe Chinês)
As aulas de Sanda (Boxe Chinês) proporcionam condicionamento físico completo, tanto para as pessoas que desejam entrar em forma, tanto para aquelas que querem se tornar lutadores para competição. Com esse treinamento a pessoa pode alcançar melhor resistência física, condição aeróbica, elasticidade e definição muscular.
Por ser um esporte, o Sanda (Boxe Chinês) pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, sem a necessidade de qualquer experiência dentro de alguma arte marcial. Apesar de ser um esporte de contato, os praticantes não tem a obrigatoriedade de competir. A prática pode ter apenas como objetivo a melhora da saúde e da condição física.
O Sanda (Boxe Chinês), como uma modalidade esportiva de luta bastante completa, pode se adequar a quase qualquer técnica da maioria das artes marciais, sendo uma excelente opção para as pessoas que desejam desenvolver o combate esportivo de contato com projeções e quedas.